ERC conduz questionário sobre consequências económicas da Covid-19 para integrar estudo do grupo de reguladores europeus

Em 2021, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social preside ao Grupo de Ação 2 – Efeitos Económicos do COVID- 19, do ERGA (European Regulators Group for Audiovisual Media Services).

O ERGA é um grupo de reguladores independentes europeus que visa aconselhar e ajudar a Comissão Europeia nos seus trabalhos, a fim de assegurar uma aplicação coerente da Diretiva de Serviços Audiovisuais, ou em quaisquer outras questões relacionadas com os serviços de comunicação audiovisuais sob a competência da Comissão. Visa também facilitar a cooperação entre os organismos reguladores da União Europeia, tal como previsto na diretiva e permitir uma troca de experiências e boas práticas.

O Grupo de Ação 2 está a desenvolver um estudo sobre o impacto da pandemia no setor da comunicação social, em diversas vertentes, nos vários países membros, tendo em vista a emissão de recomendações para a Comissão Europeia acerca de medidas e políticas pertinentes de adoção no setor.  Por forma a recolher evidências que permitam concretizar este objetivo, o Grupo de Ação está a aplicar um questionário em cada estado membro, o que inclui Portugal.

Em 2020, imediatamente após a declaração do primeiro estado de emergência, a ERC conduziu um inquérito ao setor para avaliar o impacto imediato da pandemia que gerou o “Relatório de Avaliação do impacto da pandemia de Covid-19 sobre o setor da comunicação social em Portugal”. O questionário recentemente lançado também vai permitir atualizar e aprofundar as conclusões constantes desta publicação.