ERC coloca Regulamento no âmbito da transparência dos media em consulta pública

A ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social colocou em consulta pública o projeto de revisão do Regulamento n.º 348/2016, de 1 de abril, que estabelece as regras sobre a transparência dos principais meios de financiamento e sobre o relatório anual de governo societário das entidades que prosseguem atividades de comunicação social.

Considerando a situação excecional que o país atravessa devido ao impacto da pandemia do novo coronavírus, bem como pelo disposto na Lei n.º 1-A/2020, de 19 de março, o Conselho Regulador da ERC definiu um período mais alargado para esta consulta, determinando que a contagem dos 30 dias úteis inicialmente previstos apenas se iniciará após decretado o fim do estado de emergência. O objetivo é assegurar o maior e mais diversificado leque possível de participações.

Os contributos remetidos durante este período serão aceites e integrados no relatório final da consulta pública que a ERC tornará posteriormente público.

A ERC recorda que o processo de revisão do citado Regulamento foi desencadeado pela necessidade de adaptar um conjunto de aspetos tendo em vista melhorar a eficiência e simplificar o reporte anual de fluxos financeiros e relatório de governo societário, sem colocar em causa a qualidade dos dados transmitidos.

O projeto de revisão do Regulamento, aprovado pelo Conselho Regulador a 4 de março, pode ser consultado em Aviso n.º 5988/2020, Diário da República n.º 71/2020, Série II, de 2020-04-09.

Os contributos deverão ser remetidos para o endereço info@erc.pt