Mais recente alteração acionista no Grupo Média Capital

Em comunicado datado de 20 de julho de 2022, o acionista do Grupo Média Capital, SGPS, SA, Zenithodyssey, Lda., informou a ERC acerca de alterações à sua estrutura de capital social.

  • Alienação pela Zafgest de uma participação na Zenithodyssey correspondente a 7,5% do capital social e direitos de voto a favor da sociedade Imoaresta, SGPS, SA;
  • Alienação pela Alfredo & Carlos de uma participação na Zenithodyssey correspondente a 7,5% do capital social e direitos de voto a favor da sociedade Imoaresta, SGPS, SA.

A Imoaresta é controlada por Filipa Alexandra Neves Ferreira de Magalhães Lopes Guimarães.

Estas transações não implicaram qualquer alteração da estrutura de participações diretas do Grupo Média Capital, SGPS, SA. Em termos de controlo efetivo do grupo, Mário Ferreira permanece o acionista dominante.

Porém, a estrutura de beneficiários efetivos alterou-se no ramo da empresa Zenithodyssey com a entrada da nova acionista Filipa Alexandra Neves Ferreira de Magalhães Lopes Guimarães, proprietária da Imoaresta, que passou a deter 15% daquela sociedade. Rui Costa Freitas, proprietário da Zafgest, e Alfredo e Carlos Alves Pereira, proprietários da Alfredo & Carlos Imobiliária, viram as suas posições reduzidas para 20% cada.

A participação qualificada da Zenithodyssey na Média Capital, correspondente a 10% do capital social e direitos de voto, passa a ser imputável a qualquer uma das sociedades que a controlam – JEF Imóveis, Zafgest, Alfredo & Carlos e Imoaresta –, em virtude do Acordo Parassocial relativo à Zenithodyssey celebrado entre estes acionistas.